sexta-feira, 5 de agosto de 2011

"Mulheres Costuradas" em uma cultura bem diferente da nossa...

Mulheres Costuradas

Tem uma coisa que me intriga nessas fotos de mulheres somalis com filhos subnutridos. Muitas vezes, na maioria das fotos pelo menos, as crianças estão muito mais magras que a mãe. Por que será? Coisa estranha. Será que as crianças sofrem mais rápido a falta de comida ou será que a mãe come mais do que as crianças? Será que as crianças sofrem mais diarréia e por isso emagrecem e morrem mais rápido? Enigma da pirâmide. Algumas mulheres somalis perdem 3 a 4 filhos mas elas mesmas não morrem antes deles. Só e apenas uma pergunta que deve ter uma resposta que não é nada do que estou pensando. Só me intriga que nas fotos elas estejam com uma aparência menos debilitada que os filhos. As mulheres somalis são pobres coitadas que aos dez anos sofrem uma coisa chamada mutilação genital. Como se estivesse levando a filha para furar a orelha e colocar um brinco, com essa mesma cara de quem cumpre um dever feminino, a mãe somali leva sua filha a um descampado. Ali espera uma outra mulher com uma navalha. Elas abrem a perninha da menina, cortam o clitóris e os grandes lábios e costuram tudo, fechando como se fosse um peito de frango recheado. Tudo isso, volto a dizer, com um sorriso condescendente nos lábios. Deixam um orificio pequeno para que saia o xixi e para que o futuro marido possa engravidar a menina. Um orifício pequeno para maior prazer do homem. Não existem homens obrigando nenhuma delas a fazer isso, já faz parte da cultura, é um costume, um hábito. Para a cultura somali a xoxota da mulher aberta é horrível. Li um livro onde a somali comentava que tinha se encontrado com uma tribo do Quênia e que as mulheres abriam as pernas mostrando o orgão genital aberto e que isso era pavoroso aos olhos delas. A mulher somali tem uma das posturas mais questionáveis para consigo mesma e com suas filhas da face da terra. Sofrem e depois fazem com as filhas coisas que nem passam nos nossos piores pesadelos. Nenhuma informação vinda da Somália sobre suas mulheres me espantaria.

2 comentários:

  1. Pensando na sua pegunta, acredito que o motivo das crainças emagrecerem antes seja o fato de necessitarem de mais alimento para crescimento, seu metabolismo ser mais acelerado, a falta de leite materno, serem mais frágeis que as mães, não terem tempo de formar e desenvolver todo o corpo (por isso usa mais energia que um adulto), não formar reservas de gordura tanto quando os adultos, novamente por causa do metabolismo acelerado, e pelo fato de as mães já serem adultas, e serem menos exigentes para comida, o que geralmente crianças implicam com certos alimentos.
    É um pena que exista esse tipo de realidade, enquanto há tantas pessoas que tem de sobra! Espero que um dia esse mundo mude!
    Abraço, Raquel

    ResponderExcluir
  2. Concordo amiga com tudo o que vc comentou,obrigado pelo seu comentário

    ResponderExcluir

Seja bem Vindos dê sua opinião.