terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como a acabar com Colesterol e Triglicerídeos


COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS
Autor Desconhecido


Quais são seus riscos?
Você não pode olhar por dentro de suas artérias e verificar se o caminho que seu sangue circula constantemente se encontra livre, limpo e saudável, como deve ser. Um exame de seu sangue serve quase que literalmente como um "olho" dentro de suas artérias, procurando agentes causadores de problemas que possam oferecer ao médico a medida exata do quanto você já caminhou em direção a um ataque cardíaco.
Para isso, os testes de colesterol e triglicerídes se encontram amplamente disponíveis. Outros três testes, chamados de testes promissores(Homocisteína, Lipoproteína-A e Padrão LDL) ainda precisarão de alguns anos até que se transformem em exames de rotina.

Colesterol
É uma substância que existe em todas as partes do seu corpo: cérebro, músculos, ossos e coração. É o "bom" colesterol. E o corpo precisa somente de um pouco dele para funcionar normalmente.
O colesterol adicional, proveniente de mal funcionamento do corpo ou de má alimentação, faz com que se acumule gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, obstruíndo as artérias e impedindo que o sangue flua através delas. Se não for tratado a tempo, pode ocasionar ataques do coração e derrames cerebrais.

O Colesterol "Bom" e "Ruim"

Há três espécies de colesterol (também chamados lipoproteínas) em seu sangue: o colesterol de alta densidade (HDL), o colesterol de baixa densidade (LDL) e o colesterol de muito baixa densidade (VLDL). O HDL é chamado de "bom colesterol", porque ele impede que o colesterol se acumule nas artérias. O LDL é o "mau colesterol", pois em altos níveis pode aumentar seu risco de um ataque cardíaco ou derrame. Hoje, os especialistas costumam dizer que o aumento de seu risco não se deve aos índices de seu colesterol total, e sim à alta proporção de colesterol "ruim" em relação ao "bom" colesterol.

Diagnóstico do Colesterol
Se você tem mais de vinte anos, o diagnóstico se faz por meio de exames regulares de sangue, solicitados por seu médico. Através dos resultados, seu médico avaliará o nível de seu colesterol.
Níveis perigosos de LDL : acima de 160
Limite : 130-160
Meta para pessoas de alto risco : abaixo de 95

TRIGLICERÍDES
A inatividade, o excesso de peso e uma dieta rica em carboidratos refinados (álcool, doces, massas, pão branco) podem fazer disparar a taxa de triglicérides do seu sangue. Para baixar os níveis sem precisar fazer uso de medicação, PRESTE ATENÇÃO NO QUE VOCÊ COME, faça exercícios e livre-se da flacidez, especialmente da que se localiza em volta da cintura.
Níveis perigosos : acima de 200
Níveis desejáveis : abaixo de 200
Meta para pessoas de alto risco : abaixo de 70

LEMBRE-SE: colesterol e triglicérides não apresentam sintomas. Sem o exame de sangue você não saberá se tem níveis altos de gordura, até que tenha um ataque cardíaco ou um derrame. SOMOS O QUE COMEMOS.

HOMOCISTEÍNA
A quantidade desse aminoácido modificado em seu sangue eleva-se após a ingestão de uma refeição rica em proteínas. Altas concentrações dessa substância parecem gerar problemas para as artérias.
Níveis perigosos : acima de 14
Limite : 10-14
Meta para pessoas de alto risco: abaixo de 10

LIPOPROTÉINA-A
Essa forma particular de LDL parece impedir que os coágulos se dissolvam e estimular o sobrecrescimento de células da musculatura lisa dentro das paredes das artérias.
Níveis perigosos : acima de 25
Limite : 15-25
Meta para pessoas de alto risco: abaixo de 15.

RECOMENDAÇÕES :
Se seu nível de colesterol está alto, você deverá seguir recomendações médicas que poderão incluir:

EXERCÍCIOS: ajudam a aumentar o nível do "bom colesterol", que auxilia o corpo a eliminar o colesterol desnecessário. Você também baixará de peso, o que é ótimo!
MEDICAMENTO: quando a dieta , OS EXERCÍCIOS, O LAZER não ajudar a baixar o nível de colesterol, seu médico lhe indicará medicamentos para isso.
DIETA: alimentos pobres em gordura como leite desnatado, carnes magras, frango sem pele, peixes, BASTANTE FRUTAS E VEGETAIS, arroz e feijão. Todos cozidos com pouco ou nenhum óleo, margarina , manteiga . Evite frituras e gemas de ovos. BASTANTE ATENÇÃO NAS COMBINAÇÕES ALIMENTARES. As gorduras TRANS estão trazendo para a população mundial péssimos índices de sobrevivência com qualidade.
A QUALIDADE DO QUE SE COME é muito importante para você ter uma boa saúde !
FUMO: fumar, ter colesterol alto e ingerir álcool em execesso podem causar sérios danos a seus vasos sanguíneos e ao seu FÍGADO.

É melhor evitar, totalmente, o álcool e o fumo!
ATENÇÃO: A pressão alta e o colesterol são as causas principais dos ataques de coração! Portanto, controle de colesterol implica em controle de pressão alta, se você a tiver! A probabilidade que se tenha nível de colesterol alto é maior quando se tem a pressão alta. Cuidar do seu nível de estresse.


=====================================
Participe do PROGRAMA de Orientação ALimentar da Rachel Barros e melhore sua qualidade de vida !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem Vindos dê sua opinião.