sábado, 17 de setembro de 2011

Médicos dão teorias para explicar Experiências de Quase Morte.




A Experiência de Quase Morte (EQM) é um enigma para a psiquiatria, filosofia e a neurologia. Mas os cientistas se dividem.

O túnel colorido e misterioso. A luz vibrante e magnética. A sensação de surpreendente bem estar e a viagem que todos tentam entender. A Experiência de Quase Morte (EQM) é um enigma para a psiquiatria, filosofia e a neurologia. Mas os cientistas se dividem.

“Eu, como médico fisiologista, entendo o problema sobre a base fisiológica. Em pessoas que têm algum tipo de evento em que a função cerebral é bloqueada, essas pessoas podem ter anormalidades perceptivas que fogem à realidade”, diz o neurologista Manoel Jacobsen Teixeira.

“Existem teorias mostrando que existe um último lampejo de explosão de atividade cerebral nos minutos próximos da morte. Então esses relatos possam estar vinculados no momento da perda da consciência, mas ainda com um mínimo de atividade cerebral ainda em curso. Talvez desorganizada, talvez atrapalhada, talvez não de uma forma condizente com a atividade cerebral normal”, opina o cardiologista Marcelo Ferraz Sampaio.

Seria a Experiência de Quase Morte uma manifestação da mente ou do cérebro? Se estes pesquisadores conseguirem alguma resposta, darão uma contribuição importante para ajudar a esclarecer uma polêmica que há mais de dois mil anos vem atormentando cientistas do mundo inteiro. Mente e cérebro são a mesma coisa?

“Há várias possíveis explicações para as EQMs: uma delas pode ser o cérebro com a falta de oxigênio, e a pessoa pode ter uma alucinação, uma visão falsa. Pode ser que em um período próximo à morte, a pessoa fantasie, crie imagens como mecanismo de defesa. Pode ser, também, uma das possibilidades, que a própria consciência, a própria mente, efetivamente, possa ser independente do cérebro e está realmente presenciando e vivenciando aquelas situações descritas na EQM”, explica o professor de psiquiatria Alexander de Almeida, da UFJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem Vindos dê sua opinião.