sábado, 30 de junho de 2012

A Importância de Comentar em Outros Blogs

A Importância de Comentar em Outros Blogs

by Fábio Ricotta
in Blog
deixe um comentario
Desde o surgimento dos blogs e fotologs, um dos maiores atrativos não era somente o texto (ou foto), mas sim os comentários que cada visitante ou amigo nos deixava. Independente do tamanho do comentário, da qualidade dele, do que agregava, ele simplemente era um fator de “status” entre blogueiros.
Me lembro muito bem, quando eu comecei a ver fotologs e blogs na internet e pensava, “Um dia eu quero ter um blog cheio de comentários”, ou ainda, “Como que eu faço para conseguir tantos comentários assim?”.
Os tempos passaram, mas os velhos hábitos continuam… receber comentários ainda é um SINAL de status. Mas além de um SINAL de status para quem recebe o comentário, também é um SINAL de status de QUEM comenta. Sim! Você que comenta em outros blogs mostra as suas idéias e opiniões através de comentários, possibilitando uma rotulação de quem é você, o que pensa, como se expressa.
Mas pensando, por que eu devo comentar em outros blogs? Vou enumerar aqui algumas boas razões:
  1. Exposição do seu nome – Nada mais importante do que se mostrar na internet. Criando comentários você espalha o seu nome por diversos sites. Encare o seu nome como uma marca.
  2. Exponha suas idéias – Além de ter o seu nome em um site, o conteúdo do seu comentário influi e muito como você cresce na web. Ninguém te respeita por comentários do tipo “Site legal”, ou ainda, “Post legal, veja o meu blog”. Use e abuse de comentários produtivos, exponha a sua idéia sobre o tópico do artigo, questione o posicionamento do autor, ou ainda complemente as idéias do autor ou de outros participantes de comentários.
  3. Ganhe respaldo – Comentar é uma forma de divulgar as suas idéias e marca (nome). Isto lhe proporciona respaldo desde que, você faça comentários importantes e relevantes. Ganhar respeito na web é muito difícil, mas você pode conquistá-lo por meio de poucas palavras.
  4. Faça conexões – Se você sempre comenta em um blog, ou em um conjunto de blogs, os autores começam a lhe identificar como uma peça da sua comunidade, que possui os mesmos interesses que ele, ou ainda, que possui interesses similares. Estes autores podem se sentir motivados a se relacionar com você não só através de comentários, mas sim através de outros meios de comunicação como Twitter, MSN, Gtalk, Skype ou mesmo através de meios offline, como eventos.
  5. Divulgue o seu blog – Com os comentários é muito fácil divulgar o seu blog (ou site). A maioria dos blogs aceitam o campo site, além do seu nome, email e comentário. Assim, se você possui um comentário muito interessante, ou até mesmo é um comentador assíduo do blog, os outros usuários e o autor se sentem estimulados a visitar o seu site/blog para ver os seus artigos.
Acima de tudo, comente por prazer, não para divulgar. Gosto de uma frase assim… “O que você faz em vida, ecoa na eternidade”, e na web não é diferente… o que você comenta fica ali gravado para todo o sempre. Se for comentar, comente algo relevante…. não faça SPAM.

18 comentários:

  1. muto bom mesmo , gostei do que li

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, nunca tinha pensado nisso do que a gente posta na internet fica para sempre.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo,

    Em um vocabulário bem popular , comentar em Blogs nunca saiu da moda. Penso exatamente como o texto, as pessoas que comentam doam e recebem ao mesmo tempo, pois além de opinar, criticar, ou nos fornecer idéias se registram como pessoas de comentários relevantes, se apresentando discretamente como um blogueiro com facilidade de inteiração , o que instiga a outros a interagir com ele em seus artigos . É uma via de mão dupla . Não podemos simplesmente criar um Blog, escrever algo interessante e esperar pelos outros, temos que nos movimentar, andar, prestigiar, conhecer, plantar para recebermos em troca. Um bom e fiel comentarista tem maiores chances de crescer na blogosfera e terem seus trabalhos divulgados e conhecido no mundo virtual.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns! Excelente texto!

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei do texto por sua objetividade e coerência. Um comentário bem feito enriquece a postagem e cria um ambiente agradavel, pois alem do post podemos tambem ler a opinião de outras pessoas e deixar a nossa.

    Os pontos citados por você são de incrivel relevancia. Acrescento ainda que é um ótimo exercicio para o blogueiro, que ao comentar um assunto com o qual não está habituado amplia ainda mais seu universo de conhcimento. Pensando assim, é importante não comentar em blogs de apenas um nicho, e sim variar. Cada blog tem sua propria identidade e muito a nos acrescentar.

    Alex Soares

    Abç

    ResponderExcluir
  7. Acho super importante comentar nos blogs. O maior problema é que não são todos os blogueiros que fazem a gentileza de retribuir um comentário. Gosto de participar de blogagens coletivas que é uma ótima oportunidade de ter a visão de outras pessoas sobre um determinado assunto.Big Beijos

    ResponderExcluir
  8. O mais legal de se ter um blog são os comentários.

    E concordo com todos os seus cinco pontos do porquê se fazer comentários em blogs.

    E se me permite um adendo, a respeito da primeira e quinta razões (divulgar o nome e o blog), a ação de comentar em blogs tem sido melhor e mais eficiente para a divulgação do nome e do blog do que essas ridículas cópias nacionais do Digg.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlos,confesso que eu nunca fui de comentar,1º porque eu possuía muitos blogs e eu postava coisas que já existiam na web,resumindo eu postava muito lixo eletrônico que eu copiava de sites estrangeiros ,não tenho vergonha de assumir isso,e vejo que muitos ainda fazem isso,desculpe + estou sendo sincera,bom com o tempo caí na real e me dei conta que sei fazer muitas coisas,e que eu poderia ter um blog só!Com as coisas que faço na área das artes,na época o que me interessava eram só as visitas,também me dei conta que eram visitas fantasmas,sem retorno,sem amizades e me vi sozinha nesse mundo blogal,rs...cheguei a ter blog com mais de 2 milhões de visitas e 10 comentários no máximo.Simplesmente cai na real que o que as pessoas querem ver é originalidade,autenticidade e troca desse carinho virtual e não coisas copiadas e alteradas gramaticamente agora se eu quiser mostrar algo indico o link direto é muito mais bonito e correto,se tiver em inglês a pessoa pode muito bem traduzir com o google tradutor...Valorizo muito o blogueiro de verdade,aquele que tira seu tempo para mostrar o que sabe fazer com amor e originalidade e é o que eu estou fazendo.Todo final de semana saio fotografar a cidade onde moro que é linda por sinal e também faço desenhos,pinturas manuais e digitais,para postar no blog mais não só para mostrar aos que me visitam e sim porque isso está me fazendo bem para meu ego e minha evolução como humana...Bjos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, muito bom! Não tinha observado dessa forma.

    ResponderExcluir
  11. Carlos ,
    Gostei da exposição de suas idéias .
    Muito bem colocado .
    Mas faço uma ressalva , não ao seu texto , mas aos blogueiros de maneira geral .

    Quando visitamos alguém , é comum sermos bem recebidos e tudo nos fazem para nos deixar á vontade .

    As vezes por educação pensamos em tirar o sapato , mas o anfitrião não nos deixa . Justamente para nos sentirmos mais a vontade .

    A maioria dos blogs no entanto , cria dificuldades para os nossos comentários . Por exemplo as letrinhas que nada mais é do que uma suposição de que somos robôs . Temos que digitar um monte de caracteres para provar que somos humanos .

    Eu não comento em blogs que tenham esse sistema .

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  12. Lido, assinado, carimbado e votado.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  13. Faço minhas as palavras da Querida Amiga Beth Muniz.

    Acrescentando minhas congratulações pela excelência da partilha e muito grata também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Agradeço pelos amigos que entenderam o texto isso mostra que estamos sempre aberto para nos aperfeiçoar em tudo o que fazemos , desejo sucessos a todos

    ResponderExcluir
  15. É o que vale, tem muita propaganda no mundo real hoje. Não é agradável ler um comentário fazendo mais propagandas, não que não goste de propagandas, mas também ficar mendigando visitas para o blog/site é desegradável, como nome já diz: Comentários.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns adorei o post! http://reidasseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Concordo com o texto, além disso éh um ótimo meio de divulgação também, por meio de comentários você vai conhecendo pessoas novas, blogueiros novos, e isso faz com que as pessoas visitem um o blog do outro fazendo assim como se fosse um ajudando o outro

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito das dicas e fiquei motivada a incentivá-los a continuar com a qualidade e relevância de seus artigos. Muito obrigada por compartilhar temas importantes para quem esta começando, como eu. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir

Seja bem Vindos dê sua opinião.