quinta-feira, 14 de março de 2013

COMO FUNCIONA A INDEXAÇÃO DE UM SITE



Você já se perguntou por que alguns sites aparecem em cima e outros mais em baixo nos motores de busca, como o Google, MSN, e o Yahoo? Já se perguntou porque uns estão na primeira página, outros na segunda e outros até mesmo na terceira página?
E se já se perguntou, sabe o porque de tudo isso? Se não sabe, veremos agora como os motores de busca trabalham e quais os critérios que a maioria exige para indexar bem um site juntamente com seu conteúdo.
O desempenho do seu site em um motor de busca é determinado pelo modo como os elementos da sua página atendem aos critérios do motor em questão, tendo em vista que cada motor prioriza determinados elementos.
Mas primeiramente para entendermos como funciona a indexação de um site e conteúdo, é necessário entender o que são motores de busca e como trabalham os robores dos buscadores.Vamos lá.

O QUE SÃO MOTORES DE BUSCA?

Motor de busca é um software que usa aplicativos para coletar informações sobre páginas na web. As informações coletas são os critérios exigidos pelo motor de busca, que geralmente são:
Palavras Chaves, a URL da página, o código que compõe a página e por fim links que saem e chegam as páginas. Essas informações são indexadas e armazenadas em um banco de dados.
Todo motor de busca contém ou está conectado a um sistema de banco de dados, onde os dados sobre cada URL da web, (que são coletados pelos robôs) fica gravado. Esses bancos de dados são enormes áreas de armazenamento que contém múltiplos pontos de dados sobre cada URL.
Dessa forma o motor de busca coleta informações através dos robores de acordo com as que já foram citadas, e quando um usuário solicita uma pesquisa em algum buscador, é feito uma busca nas referências presentes no banco de dados, e os resultados são retornados ao usuário.
Não esquecendo que o motor de busca procura ser o mais preciso possível,ou seja,  quando alguém entra na sua página e encontra aquilo que estava realmente procurando, você acaba ganhando pontos com eles.

COMO TRABALHAM OS ROBORES DOS BUSCADORES

Esses robores também são chamados por alguns de Crawlers e Spirders, esses nomes esquisitos que acabou de ler, são programas que literalmente vasculham a web, catalogando dados para que esses possam ser buscados pelos usuários.
Basicamente os três, Robôs, Crawlers e Spirders, são essencialmente a mesma coisa. Todos eles coletam informações sobre todas as URLs da Web, coletando palavras e expressões chaves em cada página, as quais são então incluídas no banco de dados que dá suporte ao motor de busca.
Em suma, esses três elementos trabalham conjuntamente para obter a palavra ou expressão digitada pelo usuário na interface do motor de busca. Claro que isso é apenas um conceito ínfimo a respeito desses programas, pois esse assunto é bastante complexo.

O QUE É INDEXAÇÃO?

A indexação é a forma mais eficiente de organizar e encontrar um arquivo numa base de dados. Quando indexados pelos buscadores as páginas do seu site passam a ter mais visibilidade e também passam a está disponíveis para futuras buscas por parte do usuário.
O QUE É INDEXAÇÃO
A indexação em um motor de busca determina a frequência com que as pessoas verão a sua página,  mas é obvio que para isso você tem que entender primeiro como utilizar algumas estratégias de indexação para que elas sejam bem indexadas pelos motores de busca.
Por isso é indispensável a presença de um Sitemap no seu site, pois  a principal função dele é ajudar na indexação das páginas e categorias de um site.
Se o site possui um grande volume de páginas, categorias, subcategorias, produtos e subprodutos, com certeza o Sitemap.xml será um grande facilitador para que o robô de busca encontre cada uma dessas páginas.

PORQUE É IMPORTANTE A INDEXAÇÃO DE UM SITE?

É importante deixar claro que um site bem indexado não é garantia de muito tráfego diretamente. É claro que um conteúdo bem indexado terá mais visibilidade, mais a questão do tráfego dependerá da qualidade do seu conteúdo, e organização do seu site.
A indexação é importante porque seu site passa ter mais visibilidade, e consequentemente os usuários conseguirão encontrar seu conteúdo dentro de uma busca que eles fizerem.
Então, depois que seu site já atender alguns pré-requisitos de otimização e tiver uma boa quantidade de conteúdos é importante você usar estratégias, caso utilize WordPress, utilizar Plugins para indexar melhor seu site e conteúdo.

E VOCÊ, COMO FAZ PARA INDEXAR SEU SITE?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem Vindos dê sua opinião.