quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Se Novelas São Ruins, Porque Assistimos?

 Desde a minha adolescência ouço o velho discurso, sobre o poder de alienação das novelas. Que por meio das novelas, as grandes emissoras de televisão, como a “toda poderosa” Rede Globo, manipulam as massas.
Fato é, que a grande maioria acompanha fielmente as novelas. E, assistindo ou não, estamos à mercê de seus ditames.
As novelas ditam hábitos, moda e comportamentos, e somos inseridos nesse contexto pela própria convivência em sociedade. Queiramos ou não, elas já se instalaram em nossa cultura
Afinal, não podemos viver como uma ilha. Somos parte, impreterível, de um todo.
Os assuntos abordados pelas novelas são atuais, polêmicos e se encaixam na vida real. O telespectador se identifica com o personagem e até se condói com a sua história. Talvez seja esse o principal vínculo que mantém o telespectador tão assíduo.
Hoje vemos temas fortes como drogas, discriminação, homofobia, criminalidade e violência. As novelas poderiam ser grandes veículos de conscientização da sociedade, estimulando-a a adoção de comportamentos mais humanitários.
No entanto, o que temos assistido no dia a dia é a inversão de valores, e a distorção da realidade. A total banalização da família, do sexo, da traição, da gravidez na adolescência, da trapaça e dos vícios.
O destaque principal vai para as novelas do “horário nobre”. Vejamos alguns dos nobres exemplos que nos têm passado nos últimos tempos:
Um trabalhador honesto e certinho, não progride.
O dinheiro compra o amor e a impunidade.
O único meio de ser feliz é enriquecendo.
O sexo é “obrigatoriamente” liberado na adolescência, quem foge à regra é anormal.
Gravidez não planejada é banal, a vida é muito fácil.
Um casal normal tem amantes, no plural.
Ser fiel é patético.
O belo tudo tem, o feio não é ninguém, e ponto!
Apesar do conteúdo pobre e vazio da atual teledramaturgia, desde que o senso crítico seja apurado e capaz de discernir entre realidade e ficção, o que exige certa maturidade, não há mal algum em assistir novelas, como um simples entretenimento.
Ria com elas, critique, copie a moda se lhe agradar, porque não? Afinal, direta ou indiretamente, você vai conviver com a influência delas. Faça como ao comer uma maçã: absorva a parte boa, descarte a parte podre, e poderá se alimentar com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem Vindos dê sua opinião.