segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ótima Dica - Benefiícios do Óleo de Linhaça


O alimento é o combustível do corpo humano, existem bons e maus combustíveis. O óleo de linhaça é um dos bons combustíveis, com um uso que transcende a culinária, sendo usado na indústria cosmética, em farmácias de manipulação e inclusive na pintura. O óleo de linhaça é feito a partir das sementes de linho e é uma das fontes de gorduras saudáveis mais usada por praticantes de ginásio, amantes do fitness, e atletas que praticam musculação com seriedade. É uma óptima fonte de Omega 3 e Omega 6, ingredientes que apresentam uma variedade de benefícios que já foram aqui expostos no passado. Já foram realizados diversos estudos sobre o óleo de linhaça que comprovaram a seu auxílio na saúde cardiovascular e no sistema gastrintestinal, devido aos compostos anticancerígenos e antioxidantes.

A Composição do Óleo de Linhaça

O óleo de linhaça contém 9% de gorduras saturadas, 18% de gorduras monoinsaturadas e 73% de gorduras polinsaturadas ( ou 57% de Omega 3 e 16% de Omega 6 ).  A sua composição ainda contém uma elevada quantidade de fibras solúveis, vitaminas E, C, B2 e B1, ferro, zinco, ferro, caroteno, e ainda algum magnésio, potássio, cálcio e fósforo.

O Óleo de Linhaça Retarda a Digestão

O óleo de linhaça retarda a digestão, devido à presença de fibras solúveis, que absorvem a água e incham dentro do organismo, esta mistura engrossada move-se lentamente pelo intestino delgado e também absorve algumas substâncias como a glicose e o colesterol.
Este retardamento da digestão é benéfico para promover o estado anabólico do corpo humano e o uso eficiente da energia proveniente dos alimentos. Consequentemente, o óleo de linhaça deve ser tomado na ceia antes de ir para a cama, a fim de manter a entrada de energia o mais constante possível.

Os Benefícios do Óleo de Linhaça

O óleo de linhaça é composto na maior parte por Omega 3 e Omega 6, com um rácio de 1:3, ou seja, a quantidade de Omega 3 é três vezes superior à de Omega 6. O rácio ideal é 1:4, o que torna o óleo de linhaça numa fonte quase perfeita de gorduras saudáveis. Este balanço entre Omega 3 e Omega 6 promove a criação de prostaglandinas, corpos biológicos importantes que removem o sódio em demasia nos rins, o que reduz a retenção de líquidos, aliviando sintomas de período pré-menstrual.
Sementes de Linhaça
Sementes de Linhaça
A elevada quantidade de Omega 6 dá ao óleo de linhaça uma qualidade distinta, na prevenção dos problemas de saúde, actuando como um agente antioxidante e com a capacidade de renovar células.
O óleo de linhaça é usado frequentemente por diabéticos, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir a obesidade, devido às fibras solúveis, que absorvem algumas substâncias como a glicose, eliminando os picos glicêmicos, o que é óptimo para quem quer manter uma dieta consistente. As fibras solúveis também servem de alimento às bactérias, organismos benéficos no cólon, que de outra maneira não conseguiriam prosperar de forma apropriada. As fibras também ajudam a reduzir o apetite, isso também é um ponto de ataque contra a obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem Vindos dê sua opinião.