quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Colesterol: Mais Dicas Importantes



O colesterol, durante esses últimos anos e décadas, é considerado o grande vilão no que diz respeito às doenças cardiovasculares. Apesar dos hábitos alimentares de muita gente só piorar, ele é bastante temido, e se você for fazer um check-up com um cardiologista, o exame dos níveis de colesterol é um dos mais importantes que ele vai pedir. E isso é um procedimento correto! Com níveis elevados do LDL, conhecido como mal colesterol, o risco de um problema cardiovascular aumenta bastante.

Mas, a partir do momento em que estudos e estatísticas provaram que mais de 85% das pessoas que tiverem um infarto estavam com os níveis de colesterol em ótimas condições, é bom que algumas coisas a mais sejam esclarecidas. Seria o colesterol o único vilão, como estão querendo nos fazer acreditar? O Dr. Al Sears declara que não há absolutamente nenhuma correlação cientificamente comprovada entre os níveis de colesterol total e da probabilidade você vai desenvolver doença cardíaca.

A verdade é que o segundo remédio mais vendido no mundo é a estatina sob diversos tipos e nomes, usados principalmente para baixar os níveis de colesterol. Perder um filão desses seria bem desastroso para a indústria farmacêutica. Assim, quanto mais você ficar assuatado com seus níveis de colesterol, melhor será para a indústria farmacêutica, pois num caso desses você vai tomar estatinas sem o menor questionamento. Você não vai pensar em efeitos colaterais ou se há outras maneiras de reverter esse quadro. Na sua cabeça, a única solução será a estatina. O negócio é vender remédios. Paciente com boa saúde não dá lucro.
"Quando se trata de colesterol, a verdade é que enquanto o nível de HDL (colesterol bom) é alto o suficiente, você tem pouco ou nenhum risco de doença cardíaca. E, potencialmente, não há necessidade medicamentos de prescritos", declara o Dr.Al Sears.

Pesquisas e estudos realizados pelo Framingham Heart Study são atualmente um dos mais confiáveis, pois desde o começo de seu funcionamento, em 1940, nunca se deixou influenciar pela indústria farmacêutica.

Está provado ao longo dos últimos 60 anos que altos níveis de HDL estão diretamente relacionados a um menor risco de doença cardíaca. Além disso o instituto mostrou que a elevação de HDL pode reduzir as doenças coronárias, independentemente do LDL cholesterol.1 Isso porque o HDL remove a placa das artérias. E é o acúmulo de placas que realmente provoca doenças cardiovasculares e ataques cardíacos - e não o colesterol.

Aqui estão 5 dicas do Dr.Al Sears para você aumentar os níveis de HDL em seu sangue:

Niacina: com um consumo adequado de niacina, você poderá aumentar os níveis de HDL em até 24%. Para você saber mais sobre fontes e suplementos de niacina, recomendo a leitura do post Niacina: O Que É? Serve Para Que?

Restaurar os níveis de HDL: o que se quer dizer aqui é que a niacina, apesar de muito boa, não é a única maneira de elevar os níveis de HDL. Procure comer alimentos ricos em ômega 3, como salmão, sardinha, cavalinha, nozes, linhaça e até óleo de fígado de bacalhau. Você pode achar que o óleo de fígado de bacalhau é horrível, e não vou lhe culpar por isso, mas...ele é uma das maiores fontes de ômega 3 que existe.

Coma mais proteínas e menos carboidratos: fazendo isso você vai conseguir baixar os níveis de triglicérides. Olha só: comer mais proteínas e menos carboidratos é muito diferente de comer só proteína e nenhum carboidrato. Fui claro? Continuado, nozes, salmão, aves, ovos dentre outros são ótimas fontes de proteínas.

Faça exercícios de alta intensidade de curta duração: esses tipos de exercícios são extremamente benéficos para o coração, mas nem ouse em fazê-los sem a orientação de um médico e um bom profissional na área de eduação física. Desses tipos de exercícios os mais eficazes que conheço estão no método PACE, desenvolvido pelo Dr.Al Sears.

Desfrute de uma boa cerveja: como é? Cerveja? Vai ter gente que vai adorar essa notícia. Beber uma cerveja por dia diminui os níveis de colesterol, aumenta antioxidantes e reduz os níveis de fibrinogênio, uma proteína produtora de coágulo. Agora vem a parte ruim: é apenas UMA por dia. Não é para ir para o primeiro buteco e tomar todas mais as saideiras. Basta uma latinha e pronto! Chega! Acabou! A próxima....só amanhã.

O maior objetivo dessas dicas é fazer com que você saiba que existem alternativas reais às práticas da medicina moderna. Espero que você seja habilitado a fazer escolhas baseadas em fatos, não em informações de relatórios comerciais e de mídia. Os remédios são importantes e salvam vidas? Claro que sim! Mas tomar remédios sem necessidade é péssimo. Existirão ocasiões, devido a alguma disfunção do fígado, por exemplo, em que a pessoa não vai baixar nunca os níveis de LDL se não for com os remédios. Eu tenho uma amiga que é assim. Ela necessita dos remédios e graças a Deus por eles! Mas no geral, bons hábitos como alimentação correta, exercícios físicos, relaxamentos, etc, resolvem muito bem! E é por aí que se deve começar. Se a primeira opção é partir para os remédios, você está começando a solução do seu problema de "trás pra a frente", se é que você vai conseguir chegar à frente!

1 Castiglioni, A. and Neuman, W.R., "HDL Cholesterol: What is its true clinical significance?" Emergency Medicine Jan. 2003; 30-42

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem Vindos dê sua opinião.