quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ovos são deliciosos e fazem bem à saúde!


ovos
Taxado como o grande inimigo da saúde coronária durante décadas, os ovos começam e ser redescobertos agora como um dos alimentos mais completos e saudáveis que se tem à disposição. Os ovos são reconhecidamente ricos em proteínas e vitaminas lipossolúveis, importantíssimas para o bom funcionamento dos nossos hormônios e do organismo como um todo.
Ovos obtidos à moda antiga, a partir de galinhas criadas soltas, ciscando, contém praticamente todos os nutrientes de quem se tem conhecimento científico nos dias de hoje, mas são especialmente ricos em vitaminas A e D (vitaminas lipossolúveis).
Os ovos caipira também são ricos em uma proteína específica, necessária para a integridade das membranas celulares. eles também são uma excelente fonte de ácidos graxos de cadeia longa, conhecidos como EPA e DHA, que são de importância vital no desenvlvimento do sistema nervoso dos bebês e a manutenção da acuidade mental nos adultos – não é de se espantar que os asiáticos tradicionais considerem o ovo como sendo o “alimento do cérebro”.
A gema do ovo é a fonta mais concentrada de que se tem notícia de colina, uma vitamina do complexo B encontrada na lecitina que é necessária para manter o colesterol se movendo na corrente sangüínea.
O “ovo ideal” não é artigo dos mais baratos e nem muito fácil de se encontrar – ovos de galinhas alimentadas com semente de linhaça, restos de peixe ou, melhor ainda, galinhas que ciscam aqui e ali e se alimentam de insetos e gramíneas. O valor nutricional dos ovos destas galinhas é de longe muito melhor do que os ovos de galinhas criadas em confinamento, à base de ração artificial, sem luz do sol natural, sem se mover. Elas são melhores, em particular, na quantidade e proporção de gordura ômega 3 e ômega 6 (que neste caso é de 1:1 e no caso de galinhas confinadas alimentadas por grãos pode chegar a 1:19. Outros ácidos graxos de cadeia longa e muito insaturados estão presentes nos ovos caipiras, e são necessários para o desenvlvimento do cérebro, porém estes çidos graxos são praticamente inexistentes em ovos de galinhas confinadas.


Os ovos caipiras podem ser encontados se você procurar, e quanto mais você exigir, quanto maior for a necessidade do mercado, masi irá se produzir. Exija!
Quando quebrado, o ovo deverá apresentar uma gema amarela escuro, quase avermelhada. A clara apresenta duas partes definidas bem evidentemente: uma bem viscosa em torno da gema e uma mais líquida no perímetro.
Nunca consuma ovos em pó (muito mais comum nos Estados Unidos, e pouco visto no Brasil , a não ser em produtos alimentícios industrializados- eu pelo menos nunca vi à venda o ovo em pó somente). Eles são uma fonte poderosa de colesterol oxidado, isso sim altamente prejudicial à saúde.
E o que falar sobre o eterno medo da salmonella? Bem, o problema existe, porém é muito relacionado aos métodos de produção, condições de higiene e o extenso uso de antibóticos que ocorre nas “produções em série” das granjas. Em geral os ovos de galinha caipira produzidos e armazenados em boas condições, em espaços saudáveisoferecem pouca ou nenhuma chance de transmitir salmonella. Eu canso de consumir gemas cruas na minha casa, inclusive durante a gravidez, meu filho come gema mole desde os 4,5 meses de vida, e nunca tivemos o menor problema com qualquer tipo de doença relacionada a ovos crus. O fornecedor é da minha absoluta confiança, e se eu conseguir achar um no meio de uma cidade como São Paulo, você pode pesquisar e achar o seu fornecedor de confiança. Pesquise, pelo bem da sua saúde!
você pode e deve consmir gemas cruas, mas as claras cruas devem ser consumidas apenas ocasionalmente, já que contém uma substância chamada avidina, que interfere na absorção da biotina, uma vitamina do complexo B. AS claras cruas também contém inibidores de tripsina, que interfere com a digestão de protínas. Estes antinutrientes são faciemte neutralizados durante o cozimento.
Ovos caipiras de qualidade são ricos em metionina, um aminoácido importante e quase inexistente na base alimentar atual, de grãos. Também são boas fontes de caroteno e vitamina A, tiamina (vitamina B1) e niacina. Os ovos também são uma das poucas fontes direta de vitamina D. No que diz respeito a minerais, os ovos são ricos em ferro “heme”, a forma de ferro mais aproveitável pelo organismo humano, mais cálcio e fósforo.
E o medo do colesterol?
Bem, eu já falei sobre os mitos do colesterol em outra ocasião, mas há aqui o relato de um estudo em que os voluntários consmiam 18 ovos por dia (sim, dezoito ovos por dia!!!) e ainda assim apresentaram níveis reduzidos de colesterol. Isso porque provavelmente quando você está absolutamente satisfeito com tantos ovos, não sobre espaço para doces e “junk foods”, estes sim promotores de taxas perigosas de colesterol e total inimigos do coração.
O prestigioso New England Journal of Medicine publicou um estudo relacionando ovos e colesterol. Um grupo de nativos de Nova Guiné, cuja dieta era baixíssima em colesterol, foi alimentado com ovos durante um período de tempo, durante e após o qal se fez um controle nas taxas de colesterol de cada participante. Observou-se que os ovs não tiveram qualquer efeito significativos em suas taxas de colesterol, que permaneceram praticamente inalteradas.
Um outro estudo realizados pela American Cancer Society revelou que indivíduos que não consumiam ovos morriam mais de infarto e ataques cardíacos do que os consumidores rotineiros de ovos. Este foi um estudo grande e convincente, que envolveu mais 800 mil pessoas.
Os ovos são um dos alimentos mais saudáveis e completos de que se tem notícia no planeta. Não deixe faltar esta preciosidade no cardápio dos seus filhos, desde a mais tenra idade! Ofereça ovos na forma de ovos cozidos, ovo quente (de gema mole), omeletes, ovos mexidos, suflês, fritadas, quiches, etc.
Além de muito saudáveis, os ovos são extremamente versáteis e práticos de se preparar. Aqui em casa, em dias de tempo curto, os ovos mexidos ficam prontos mais rapido do que um macarrão instantâneo e com certea serão uma refeição muito mais saborosa e nutritiva!
Aqui em causa nunca falta ovo. Tem ovo na salada, em eventuais omeletes ou ovos mexidos no café da manhã, gemas no chocolate quente, ovo cozido, ovos frito, patê de ovos e qualquer outra coisa que minha imaginação mandar!
Poderia escrever um livro inteiro sobre o assunto!! Quem sabe um dia?!?
Minutos depois…
Marido chega em casa, abre meu site e dá de cara com esse texto enorme sobre ovos. Pediu patê de ovos, que ele ama de paixão e se deixasse comia um pratão por dia!! Ainda bem que é fácil de fazer, e tenho que concordar que é mesmo uma delícia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem Vindos dê sua opinião.