quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

5 Dicas para Realizar um Pitch Campeão

5 Dicas para Realizar um Pitch Campeão


O caminho do empreendedor é árduo, e só mesmo outro empreendedor entende o que acontece. Depois de meses de terceiro turno, noites com poucas horas de sono, café, muito trabalho, advogado, contador, networking, beta fechado, decepção, mudança, descoberta, surpresa e alegrias, chegou a hora de sair da “toca” e se apresentar para o mundo. Mas, você ainda não fez nenhum pitch para um investidor? Não se preocupe, na primeira vez pode ficar um pouco nervoso, mas você vai pegar o jeito, principalmente com as dicas que separamos. Depois não deixe de conferir nossas dicas para fazer um slide deck matador que ajudará na busca do investimento.

1. Encontrando investidores

Primeiramente, você precisa frequentar eventos de startups, sejam eles de competição, como o Desafio, ou eventos de happy hour que agora temos em várias cidades do país. Antes de chegar ao evento você precisa conhecer as figurinhas carimbadas na cena de empreendedorismo do país e da cidade onde será realizado o evento. Assim você já saberá um pouco da história de vida deles e o que eles fazem, e isso ajudará para iniciar uma conversa, e quem sabe uma amizade.

2. Seja objetivo

Digamos que você conheceu um investidor em um evento e ele já está ciente de que você tem uma startup. Agora chegou a hora de chamar a atenção dele. Antes de seguir, lembre-se que o investidor pode não ter muito tempo para ouvir cada detalhe da sua startup, já que vários empreendedores como você ficam em cima querendo alguns minutos de seu tempo, então é  importante ser objetivo e não tomar muito tempo. Investidores recebem muitos projetos, e por mais que você acredite que seu negócio seja matador, isso não será o suficiente para convencer um investidor.

3. Esteja preparado

Antes de realizar o pitch você deve estudar muito. Esteja preparado para responder todas as perguntas do investidor, principalmente as relacionadas ao seu negócio e mercado. Mas caso não saiba alguma, diga a verdade. Esteja preparado para responder perguntas também sobre seus concorrentes. Se o investidor está interessado no seu negócio é porque ele tem conhecimento do seu mercado. Saiba a sua posição em relação aos atuais concorrentes e esteja pronto para responder a clássica pergunta: No que você se difere dos seus concorrentes?

4. Saiba vender o seu diferencial matador

Você PRECISA responder a pergunta da dica anterior de modo espetacular. Se você não tem um diferencial que se destaque entre seus concorrentes, qual será a motivação do investidor? Mas não basta ter esse diferencial matador, você precisa saber vendê-lo. Esse diferencial tem o potencial de se destacar entre seus concorrentes? Exalte a importância deste diferencial no mercado em que seu produto está inserido. Ele precisa ser fundamental para resolver o problema em que a sua startup está disposta a eliminar.

5. Evite os erros clássicos

  • Não tenha medo de utilizar números e projeções.
  • Não se defina através dos concorrentes. Tenha uma mensagem própria.
  • No pitch, o empreendedor tem tendência de se empolgar, mas se segure e deixe que o investidor também fale. Os melhores pitches são aqueles onde existe realmente uma conversa entre os envolvidos.
  • Seja honesto. Venda bem o seu produto, mas não exagere tanto.
Saiba que nenhuma ideia se vende sozinha, e nem o mestre da lábia venderá uma ideia ruim para um grande investidor. O investimento vem com o conjunto de tecnologia, equipe e mercado.
Confira também as dicas para construir seu slide deck e também sobre o elevator pitch!

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