
O
caminho do empreendedor é árduo, e só mesmo outro empreendedor entende o
que acontece. Depois de meses de terceiro turno, noites com poucas
horas de sono, café, muito trabalho, advogado, contador, networking,
beta fechado, decepção, mudança, descoberta, surpresa e alegrias, chegou
a hora de sair da “toca” e se apresentar para o mundo. Mas, você ainda
não fez nenhum pitch para um investidor? Não se preocupe, na primeira
vez pode ficar um pouco nervoso, mas você vai pegar o jeito,
principalmente com as dicas que separamos. Depois não deixe de conferir nossas dicas para fazer um slide deck matador que ajudará na busca do investimento.
1. Encontrando investidores
Primeiramente, você precisa frequentar eventos de startups, sejam
eles de competição, como o Desafio, ou eventos de happy hour que agora
temos em várias cidades do país. Antes de chegar ao evento você precisa
conhecer as figurinhas carimbadas na cena de empreendedorismo do país e
da cidade onde será realizado o evento. Assim você já saberá um pouco da
história de vida deles e o que eles fazem, e isso ajudará para iniciar
uma conversa, e quem sabe uma amizade.
2. Seja objetivo
Digamos que você conheceu um investidor em um evento e ele já está
ciente de que você tem uma startup. Agora chegou a hora de chamar a
atenção dele. Antes de seguir, lembre-se que o investidor pode não ter
muito tempo para ouvir cada detalhe da sua startup, já que vários
empreendedores como você ficam em cima querendo alguns minutos de seu
tempo, então é importante ser objetivo e não tomar muito tempo.
Investidores recebem muitos projetos, e por mais que você acredite que
seu negócio seja matador, isso não será o suficiente para convencer um
investidor.
3. Esteja preparado
Antes de realizar o pitch você deve estudar muito. Esteja preparado
para responder todas as perguntas do investidor, principalmente as
relacionadas ao seu negócio e mercado. Mas caso não saiba alguma, diga a
verdade. Esteja preparado para responder perguntas também sobre seus
concorrentes. Se o investidor está interessado no seu negócio é porque
ele tem conhecimento do seu mercado. Saiba a sua posição em relação aos
atuais concorrentes e esteja pronto para responder a clássica pergunta:
No que você se difere dos seus concorrentes?
4. Saiba vender o seu diferencial matador
Você PRECISA responder a pergunta da dica anterior de modo
espetacular. Se você não tem um diferencial que se destaque entre seus
concorrentes, qual será a motivação do investidor? Mas não basta ter
esse diferencial matador, você precisa saber vendê-lo. Esse diferencial
tem o potencial de se destacar entre seus concorrentes? Exalte a
importância deste diferencial no mercado em que seu produto está
inserido. Ele precisa ser fundamental para resolver o problema em que a
sua startup está disposta a eliminar.
5. Evite os erros clássicos
- Não tenha medo de utilizar números e projeções.
- Não se defina através dos concorrentes. Tenha uma mensagem própria.
- No pitch, o empreendedor tem tendência de se empolgar, mas se segure
e deixe que o investidor também fale. Os melhores pitches são aqueles
onde existe realmente uma conversa entre os envolvidos.
- Seja honesto. Venda bem o seu produto, mas não exagere tanto.
Saiba que nenhuma ideia se vende sozinha, e nem o mestre da lábia
venderá uma ideia ruim para um grande investidor. O investimento vem com
o conjunto de tecnologia, equipe e mercado.
Confira também as dicas para construir seu
slide deck e também sobre o
elevator pitch!
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