Saiba qual a melhor maneira de não sofrer com as dores das cólicas todo mês


Sofrer com cólicas menstruais é uma das partes mais difíceis em ser mulher. Mas, e se te dissessem que é possível fugir do desconforto de todo mês com exercícios físicos? A dica é da professora de Fisiologia da FMU de São Paulo, Bianca Trovello Ramallo. Segundo ela, durante a malhação, nosso corpo produz substâncias químicas que ajudam a aliviar dores. Então, melhor do que se jogar na cama, é colocar a roupa de ginástica e partir para a academia!

“Na atividade física, ocorre a liberação de B-endorfina, um neurotransmissor que age no cérebro e é o principal responsável pelo alívio da cólica”, explica a professora. Essa substância é que vai fazer com que a dor diminua, principalmente em exercícios aeróbicos como caminhadas, corridas e natação. Portanto, diferente do que muitos acreditam, não há restrições à prática de atividade física durante o período menstrual. Mas é importante certificar-se com um especialista de que está tudo bem com seu corpo antes de sair correndo horas na esteira.

Os benefícios da atividade física vão ainda mais longe. A educadora física Clóe Celentano conta que, além de aliviar as dores da cólica, os exercícios podem ajudar nas alterações de humor da TPM, diminuir o inchaço e a retenção de líquidos e relaxar. A educadora ressalta, porém, que a malhação pode não ser o suficiente para todas as mulheres. “Algumas têm cólicas muito intensas, que impossibilitam levar a vida em um ritmo normal”. Nesse caso, a indicação é procurar um médico.